Religiosidade/Espiritualidade: interrelações com o bem-estar e saúde mental à luz da psicologia positiva
Tipo de recurso
Autores/contribuidores
- Omais, Sálua (Autor)
- Santos, Manoel Antônio dos (Autor)
Título
Religiosidade/Espiritualidade: interrelações com o bem-estar e saúde mental à luz da psicologia positiva
Resumo
Nos últimos anos, tem-se observado um aumento gradativo de estudos que buscam elucidar e compreender os efeitos da religiosidade e espiritualidade (R/E) sobre a saúde mental. Paralelamente, um movimento crescente de pesquisas sobre o bem-estar tem marcado presença no mundo acadêmico, tendo como referência a perspectiva teórica da Psicologia Positiva, que se dedica a estudar os fatores que colaboram para o funcionamento positivo do ser humano. Entre os diversos fatores considerados incluem-se a relação com a transcendência e a espiritualidade, que podem ou não estar associadas ao comportamento religioso. Tendo em vista a relevância e amplitude do tema, este estudo objetiva apresentar uma discussão teórica acerca de resultados de pesquisas que abordam o impacto da R/E no bem-estar e na saúde mental. O arcabouço conceitual da Psicologia Positiva é mobilizado para compreender os elementos que contribuem para a promoção do bem-estar.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
39
Páginas
1-24
Data
2022-09-24
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Religiosidade/Espiritualidade
Data de acesso
09/06/2024 17:29
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2022 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Omais, S., & Santos, M. A. dos. (2022). Religiosidade/Espiritualidade: interrelações com o bem-estar e saúde mental à luz da psicologia positiva. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 39, 1–24. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2022.37598
Citation 'abnt'
OMAIS, S.; SANTOS, M. A. DOS. Religiosidade/Espiritualidade: interrelações com o bem-estar e saúde mental à luz da psicologia positiva. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 39, p. 1–24, 24 set. 2022.
Ligação para este recurso