Roubando o Nome aos Bois - Gerações e Inflexões na História da Análise Institucional no Brasil
Tipo de recurso
Autores/contribuidores
- Souza, Alice de Marchi Pereira de (Autor)
- Rodrigues, Heliana de Barros Conde (Autor)
Título
Roubando o Nome aos Bois - Gerações e Inflexões na História da Análise Institucional no Brasil
Resumo
O artigo caracteriza dois momentos na história da Análise Institucional (AI) no Brasil, com ênfase no panorama da cidade do Rio de Janeiro: o do início do século XXI, quando a AI poderia ser considerada como um “paradigma sem passado”; e o dos últimos seis anos, aproximadamente, quando se “rouba o nome aos bois”, tecendo uma rede entre a AI e outros discursos e práticas, como as lutas ligadas a concepções não jurídicas de direitos humanos, as racializadas e/ou generificadas, as decoloniais-anticoloniais etc., que repotencializam o paradigma. Em paralelo, essa abordagem se volta para a caracterização das diferentes gerações de institucionalistas brasileiros, principalmente a partir de experiências em universidades públicas. O intuito do texto é efetuar um diagnóstico do presente, e esta primeira experimentação, decerto parcial, está voltada principalmente à construção de uma genealogia ético-política da AI em nosso país, em articulação com os percursos da psicologia como saber e profissão.
Título da publicação
Psicologia: Ciência e Profissão
Volume
42
Páginas
1-18
Data
2022-08-01
Abreviatura do periódico
Psicol. cienc. prof.
Idioma
Português
ISSN
1414-9893, 1982-3703
Data de acesso
28/06/2024 02:23
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
Citation 'apa'
Souza, A. de M. P. de, & Rodrigues, H. de B. C. (2022). Roubando o Nome aos Bois - Gerações e Inflexões na História da Análise Institucional no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 42, 1–18. https://doi.org/10.1590/1982-3703003263964
Citation 'abnt'
SOUZA, A. DE M. P. DE; RODRIGUES, H. DE B. C. Roubando o Nome aos Bois - Gerações e Inflexões na História da Análise Institucional no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, p. 1–18, 1 ago. 2022.
Ligação para este recurso