A dimensão originária das vivências musicais em capoeira: a natureza primordial da musicalidade no jeito que o corpo dá

Tipo de recurso
Título
A dimensão originária das vivências musicais em capoeira: a natureza primordial da musicalidade no jeito que o corpo dá
Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender os sentidos inerentes à musicalidade vivida em capoeira. Para tanto, se procede seguindo os passos de Edmund Husserl (1859-1938) no enquadre de uma arqueologia fenomenológica das culturas. Os relatos de mestres de capoeira, produzidos sob escuta suspensiva e transcritos, foram analisados mediante sucessivos cruzamentos intencionais. Muitos mestres relatam o atravessamento desta experiência musical que, desde um registro pré-reflexivo, conduz à ação seus corpos durante o jogo. Os resultados descrevem uma afecção musical crucial que inaugura intersubjetivamente uma abertura corpóreo-psíquica aos sentidos dos acontecimentos da roda. Tal abertura se mostra no compartilhar pré-reflexivo de sentimentos próprios à capoeira, em que capoeiristas manifestam-se de modo cultural e existencialmente autêntico. Aprofunda-se a análise à luz do diálogo com a literatura destacando-se a operatividade intersubjetiva da dimensão psíquica no corpo a corpo em ação, articulando-se com as investigações de Husserl sobre o substrato originário das experiências do Outro.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
37
Páginas
1-38
Data
2020-08-08
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
A dimensão originária das vivências musicais em capoeira
Data de acesso
09/06/2024 17:28
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2020 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Valério, P. H. M., & Barreira, C. R. A. (2020). A dimensão originária das vivências musicais em capoeira: a natureza primordial da musicalidade no jeito que o corpo dá. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 37, 1–38. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2020.14824
Citation 'abnt'
VALÉRIO, P. H. M.; BARREIRA, C. R. A. A dimensão originária das vivências musicais em capoeira: a natureza primordial da musicalidade no jeito que o corpo dá. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 37, p. 1–38, 8 ago. 2020.